Metabolismo lento??

metabolismo lentoSemana Metabólica do Endocrinologia em dia

Esta semana aqui do endocrinologia em dia vai ser dedicada ao metabolismo: existe jeito de acelerar? O que o futuro nos reserva? Dormir mais ou menos para emagrecer? Tudo isso e muito mais na semana metabólica do Endocrinologia em dia.

Estresse e comidas com alto teor de gordura podem lentificar seu metabolismo: a gente já desconfiava…

Loucos por novidades, encontramos um estudo científico de 2014, que combina duas informações importantes sobre o metabolismo. Nele, as mulheres estudadas que apresentaram um evento de estresse no dia anterior ao se alimentarem com comidas de alto teor de gordura, no dia seguinte apresentaram lentificação no seu metabolismo. Como foi isso? As mulheres da pesquisa que responderam terem passado estresse queimaram 104 kcal a menos comparadas com as que não se estressaram, tento ingerido o alimentos com alto teor de gordura.

Sabemos que as pessoas com maiores níveis de estresse, tem maiores níveis de insulina, o que contribui para um maior estoque de gordura no organismo e menor queima calórica. O que foi sugerido nesta pesquisa é que existe uma ligação direta entre um evento de estresse e a queda do metabolismo, como se fosse uma defesa. 

Claro que mais estudos são necessários para confirmar definitivamente esta hipótese, mas o que nos chama a atenção cada vez mais é a necessidade do equilíbrio emocional para o equilíbrio do nosso organismo. Afinal, trabalhamos como um conjunto não é mesmo?

fonte: (biol psychiatry. 2015 apr 1;77(7):653-60. doi: 10.1016/j.biopsych.2014.05.018. epub 2014 jul 14. Daily stressors, past depression, and metabolic responses to high-fat meals: a novel path to obesity.)
#EndocrinologiaEmDia #Saúde#SemanaDoMetabolismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *