A Versatilidade das VITAMINAS do complexo B

complexo BAs vitaminas do complexo B são frequentemente conhecidas apenas como estimuladoras de apetite. Isto acontece porque em muitos casos de anemia em crianças era, e ainda é muito comum, a depender do tipo de anemia, a prescrição de vitaminas do complexo B para o tratamento. 

Mas, a função das vitaminas do complexo B é muito mais ampla e elas são essenciais ao funcionamento correto do nosso corpo. São elas: B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina) B3 (Niacina) B5 (Ácido Pantotênico), B6 (Piridoxina), B7 (Biotina), B9 (Ácido Fólico) e B12 (Cianocobalamina).

B1 e B2 estão associadas com o bom funcionamento de músculos, nervos e coração. B3 regula o sistema nervoso e o sistema digestório. B5 e B12 são importantes para o crescimento e desenvolvimento normais, B6 auxilia o sistema imune, B7 está envolvida na produção hormonal e B9 auxilia e mantém a boa formação do DNA. Apesar de em diversos locais, como sites de internet e mesmo algumas fontes médicas associarem o uso do complexo B com o aumento de apetite, quando procuramos estudos clínicos maiores, observamos que esta associação não é bem estabelecida. 

O que se sabe é que mesmo que o complexo B esteja associado ao aumento de apetite em algumas pessoas, o peso, vem de fato, da quantidade de calorias ingeridas. Então, mesmo que a pessoa esteja tomando o complexo B para corrigir algum distúrbio, se ela mantiver sua ingesta calórica normal não irá ganhar peso! 

#EndocrinologiaEmDia #Saúde #SemanaVitaminada#Vitaminas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *